• logo.png
  • Marcadorfamiliapastoral.jpg

Evangélicos Nominais

desviado1“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” Apocalipse 2.4-5

A cada amostragem do IBGE um número crescente de chamados “evangélicos nominais ou evangélicos não praticantes” está aparecendo. Quando olhamos o rol de membros das igrejas, esse número também aparece ali, sempre tem os “membros fantasmas” que são pessoas que não tem mais a vida na igreja, que se distanciam da comunidade de fé mas que por capricho religioso, muitas vezes, fazem questão que seus nomes configurem ali.

No meu modesto entender, esses números, se referem sem sombra de dúvida, a igreja caída de Apocalipse 2.4. Pessoas que perderam a alegria pela caminhada cristã, pessoas que deixaram os problemas pessoais ou comunitários atingirem seu coração e apagaram assim a chama do amor que uma vez flamejou de forma intensa e viva.

Tal “apagar” dessa chama é potencializado pelo sentimento de mercado da fé tão forte nos nossos dias. E como o próprio “Mercado” (instituição máxima do capitalismo) essa é também uma estratégia do regente desse sistema de coisas, para distanciar e fazer cair cada vez mais pessoas. A troca (portabilidade) e o abandono de igreja surgem como algo absolutamente natural, como comodidade, conforto, insatisfação e até vingança.

Diante disso, a palavra de apocalipse acima ganha um contorno ainda mais relevante: é tempo de ARREPENDIMENTO, é tempo de olharmos para trás, olharmos para o nosso coração, para os nossos primeiros sonhos de fé, os primeiros sentimentos e desejos, e percebendo distância entre aqueles e o que povoa o nosso coração hoje, nos voltarmos para Deus arrependidos dispostos a voltamos ao primeiro amor.

Não podemos nos conformar em sermos “evangélicos nominais” pois isso é assumir que somos cristãos caídos.

Se queremos continuar sendo Igreja, termos o nosso candeeiro no lugar, precisamos voltar ao primeiro amor, precisamos estar juntos, e Deus quer isso de mim e de você!

Qual a sua resposta? Arrepende-te e volta!