Nossa Identidade

A Igreja Presbiteriana Independente do Rio de Janeiro tem como objetivo principal adorar a Deus e torná-lo conhecido entre os moradores do Bairro Maracanã, vizinhanças e por toda a cidade do Rio de Janeiro.

Cada dia temos mais afazeres e as famílias acabam precisando trabalhar mais e descansar menos, mas em meio a essa dura realidade entendemos que não podemos viver sem relacionamento pessoal com o Criador. Esse relacionamento nos move  a uma vida de fé, que vivemos sempre em comunidade, o que chamamos de Igreja.

Quem Somos?

Somos herdeiros da Reforma Protestante do século XVII, herdeiros diretos dos princípios teológicos ensinados por João Calvino. Fomos organizados como instituição no Rio de Janeiro em 21 de Fevereiro de 1904, e permanecemos firmes na fé, guardando nossas raízes até os dias de hoje.

Por que Presbiterianos Independente?

Como filhos da Reforma Protestantes nós somos Presbiterianos: Na fé: Adotamos a confissão de fé de Westminster, que é a mesma adotada por cristãos do mundo inteiro, e temos como característica principal em nossa doutrina a consciência da soberania da Deus. No Sistema de Governo: A Igreja é de Cristo, e ele é o cabeça. Nosso governo não está firmado ou confiado a uma só pessoa ou grupo, mas é um governo representativo, com líderes eleitos pelo voto direto dos membros. No Culto: Nossa liturgia é centrada na Palavra de Deus e não tem lugar para que outras coisas ocupem o lugar principal que é de Deus.

Somos INDEPENDENTES: não por sermos isolados, pois somos parte da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, somos mais de 600 igrejas espalhadas pelo Brasil com mais de 100.000 membros, mas somos Independentes pela nossa luta histórica, que é o que nos diferencia dos outros presbiterianos no Brasil: 1) Não admitimos a compatibilidade da fé cristã com a maçonaria e 2) Nós ordenamos mulheres  como diaconisas, presbíteras e pastoras.